Geopark Araripe participa de solenidade de reabertura do geossítio Riacho do Meio

 

O Geopark Araripe participou, na tarde de ontem,18/08, da solenidade de reabertura do geossítio Riacho do Meio, em Barbalha. O evento, simbólico, foi realizado dentro da semana de comemoração aos 175 anos da cidade de Barbalha.

Como forma de apoiar as melhorias locais, a coordenação de Desenvolvimento Regional Territorial e Geoturismo do Geopark Araripe desenvolveu projetos junto a Associação dos Moradores Riacho do Meio, resultando em pesquisas e oficinas para empoderamento financeiro e mapeamento geográfico dos geoprodutos produzidos. À frente dos projetos, a coordenadora Jeanne Sidrim acredita que o local será um grande centro de sustentabilidade que dará oportunidade para a comunidade do geossítio Riacho do Meio.

O Geopark também disponibilizou duas peças do acervo da exposição Gigantes do Kariri, para o local. A exposição é fruto do trabalho do artista Francisco Santos da Shanadú ateliê-escola.

 

 

 

 

 

 

 

O evento contou com a presença da Coordenação da Geoconservação e Secretaria Executiva do Geopark Araripe, do vice-prefeito do município, Vevé Siqueira, com a equipe das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, SEBRAE, da ONG ABC da Educação Ambiental, Estação Turismo, Associação dos Moradores do Riacho do Meio, UPAMA e ICMBio.

O geossítio conta agora com vigilância 24h, coleta seletiva de lixo, projeto de reutilização do espaço multimídia, melhoramento das trilhas, envolvimento da comunidade do entorno que passará a comercializar comidas e artesanato locais entre outras melhorias.

 

De acordo com o vice-prefeito, o equipamento pretende disponibilizar o espaço para as escolas oferecerem aulas de educação ambiental e deve ser integrado a um roteiro turístico que engloba o Teleférico do Mirante do Caldas e o Caldas.

 

A vice-Presidente da Associação dos Moradores do Riacho do Meio, Lindicássia Nascimento relatou que para a comunidade é um novo tempo. Segundo ela, parte da gestão do espaço pela comunidade com a venda dos produtos possibilita a essas pessoas a oportunidade de ter emprego e renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *