O que é?
A Educação Ambiental (EA) permite encontrar caminhos para o equilíbrio ambiental, social e econômico, configurando-se como instrumento de sensibilização e mobilização, que visa à construção de um espaço menos degradado. O seu enfoque é a busca de uma perspectiva de ação que promova o desenvolvimento sustentável, relacionando o homem, a natureza e o universo, para novas práticas ambientais.
De acordo com Galvão (2007), a educação ambiental abre um estimulante e variado espaço para repensar práticas sociais, permitindo a base adequada de compreensão do ambiente, da interdependência dos problemase soluções, e da importância da responsabilidade de cada um em construir uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável.
Como reitera Reigota (2002), a EA é uma proposta que altera profundamente a educação como a conhecemos; não é a transmissão de conhecimentos sobre ecologia e, tampouco, só a utilização dos recursos racionalmente, mas, basicamente, a participação das pessoas nas discussões e decisões sobre a questão ambiental. O Geopark Araripe concebe a EA como uma educação política, que visa atitudes e valores para construir novos hábitos e conhecimentos.
As ações de EA no Geopark Araripe se baseiam na tentativa de fortalecer visões de integração e interdisciplinaridade, que estimulem uma reflexão sistêmica na diversidade socioambiental dentro do seu território. Nesse sentido, o primeiro passo para a realização dessas ações é identificar as representações sobre elas envolvidas no processo educativo, participando da promoção do exercício da cidadania e da melhoria na qualidade de vida.A EA no Geopark Araripe abriga uma grande diversidade de experiências, reflexões e compromissos, que têm em comum a transformação da sociedade através da educação.
Tendo a identidade histórica e cultural do povo caririense como base, criou-se, em 2010, o Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Geopark Araripe (CIEA Geopark Araripe). Neste centro, são realizadas atividades pedagógicas com escolas públicas e privadas, instituições de nível superior e a comunidade em geral. O Objetivo é divulgar o conceito de Geoparque e de práticas de Educação Ambiental de forma interativa, proporcionando uma leitura integrada dos aspectos histórico,cultural, sócio-ambiental, paleontológico e paisagístico dos geossítios.
O Geopark Araripe tem como instrumento desafiador, através da EA, unir forças e alavancar o desenvolvimento regional, considerando os limites dos recursos naturais e as interrelações da cadeia da vida como condições básicas de equilíbrio para a própria sobrevivência no território, considerando e respeitando especificamente as condições ambientais, culturais, sociais, econômicas, históricas, geológicas e paleontológicas.
Concurso Escolar Anual: GEA – Terra Mãe
GeoPark e a Educação Inclusiva