Geocultura
Atualmente, o Cariri e a Chapada do Araripe, na confluência dos sertões do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Piauí, são densamente habitados, apresentando uma heterogeneidade cultural e social bastante diversificada. O Cariri é tido como uma das regiões de maior originalidade cultural do Brasil, com destaque para as suas manifestações populares (festas, folclores) e seu artesanato. Algo que o torna um dos principais alvos para estudos antropológicos e históricos do Nordeste.
A pluralidade cultural do Cariri é resultado da miscigenação de diversos povos, que trouxeram consigo o artesanato, a música e a gastronomia, e conservaram manifestações da cultura popular como: produção de cordéis (literatura popular), artesanato, principalmente em madeira, couro e argila, Festas de Pau de Bandeira e várias expressões das festas juninas, além de penitências religiosas.
Destacam-se também as bandas de pífano, originadas da tradição indígena e os reisados (reis de couro e folhas de reis ou congadas). As tradições populares musicais incluem ainda o baião, o forró pé de serra, a cantoria, o coco, o repente e a embolada, dentre outros.
A figura do Padre Cícero e as romarias de Juazeiro do Norte fazem do Cariri um dos principais palcos de devoção católica na América Latina.
A cada ano, a região atrai fotógrafos e pesquisadores de todo mundo para a documentação dessas manifestações. O Cariri já foi palco para diversos filmes. Um dos temas prediletos é o Cangaço, episódio de banditismo rural, geralmente romantizado, da primeira metade do século XX.
Outra importante figura, que vem ganhando destaque nacional a partir de romarias promovidas no município de Santana do Cariri, é a da Menina Benigna. Segundo a tradição oral, Benigna Cardoso da Silva foi uma jovem morta por um rapaz, que queria forçá-la a ficar com ele. Como não foi correspondido, ele a matou com golpes de facão. Após esse triste episódio, muitos alegam que ela intercede por pessoas vítimas de violência, além de muitos milagres serem atribuídos a ela. Por isso, faz-se romarias em sua memória sempre por volta da época do seu aniversário de vida e de morte.
Além das manifestações culturais de tradição, mais recentemente, a região do Araripe Geoparque Mundial da UNESCO, em decorrência de seu acelerado desenvolvimento econômico e territorial, tem atraído pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Dentre essas pessoas, vê-se a instalação de muitos comércios, cujos proprietários são orientais (chineses, coreanos e japoneses). Concomitante a este fato, a popularização da internet propiciou a expansão da cultura oriental, através de inúmeras crianças, jovens e adultos que se envolveram com o gosto pelos animes, jogos de RPG e eventos para cosplayers. Sendo assim, essa vertente cultural já integra o mapa das manifestações do Cariri Cearense.