Os projetos receberam apoio de estudantes, pais de alunos e da comunidade.
Com projetos simples, práticos, mas que estão fazendo a diferença no ambiente escolar, universidades e comunidades, estudantes de 38 escolas oriundos dos seis municípios que compõem o território do Geopark Araripe estiveram presentes na mostra dos trabalhos escolares do 6º GEA-Terra Mãe na manhã de hoje (21/11). Os projetos tiveram como tema o objetivo 11 da Agenda 2030 da UNESCO, Cidades e Comunidades Sustentáveis.
O evento foi oficialmente pelo Diretor Executivo do Geopark Araripe, professor Nivaldo Soares, com a presença do Chefe de Gabinete da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Francisco Edmar de Sousa, da Coordenadora do setor de Educação Ambiental do Geopark Araripe, professora Neuma Galvão, Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Alexandre Sinézio e representando o corpo de professores, Verislândia Moura, da Escola 18 de Maio e como representante dos alunos, Júlia Rayane Rodrigues da Escola Dr. Stênio Dantas.
O professor Francisco Edmar de Sousa destacou a importância do GEA-Terra Mãe na promoção da integração dos diversos setores que compõe o Geopark Araripe. “No momento em que vivemos, é importante destacar os serviços públicos no país, em especial a educação com referência social, e o Geopark contribui com esse processo”, frisou.
A Mostra apresentou trabalhos como a criação de Bibliotecas Infantis; criação de um pulmão artificia e malefícios do cigarro; implantação de hortas; pinturas de painéis; revitalização de praças; reutilização de materiais para criação de obras de arte; palestras; oficinas com as comunidades; fotografia de prédios históricos; pesquisa sobre plantas que ajudam a purificar o ar; implantação de placas de trânsito; criação de Salas Verdes; implementação de coletores de lixo eletrônico, entre outros.
De acordo com Nivaldo Soares, o evento é um esforço para que as crianças possam saber a relação do ensino com a dinâmica da cidade. “O objetivo é trabalhar desde as series iniciais a compreensão do território que apresenta um potencial extraordinário nos aspectos naturais, materiais, cultural e histórico. É importante que a gente socialize isso no espaço das nossas escolas”, afirmou.
Segundo a professora da Universidade Leão Sampaio (UNILEÃO), Débora Iris da Conceição, o primeiro passo relacionado ao empoderamento social e o empreendedorismo social é voltado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS) da UNESCO. “É muito bom ver jovens aprendendo e querendo mudar o rumo da nossa sociedade a partir da educação”, comemorou.
Com a presença de mais de 250 estudantes, professores e diretores de escolas, a sexta edição do evento tem ganhado mais adesão das instituições de ensino.
Os participantes são das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Sobre o evento, o aluno da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Dom Antônio Capelo de Aragão, de Juazeiro do Norte, Leonardo Henrique, ressaltou os momentos de discussão e reflexão promovidos pelo GEA-Terra Mãe. “Destaco a importância do
que vivenciamos na nossa sociedade, que é a falta de um cuidado com a nossa casa comum, o meio ambiente. Ações como essa são necessárias num mundo que sofre tanto hoje com as questões ambientais”, defendeu.
O evento teve ainda uma apresentação artística intitulada Rio Salgado dá vitalidade ao descaso, de alunos do Colégio Militar,de Juazeiro do Norte.
Homenagem
Num segundo momento, 10 artistas regionais foram homenageados pela colaboração com os trabalhos. Eles deixaram uma pequena mostra dos seus talentos num mural especialmente criado em frente à sede do Geopark Araripe, no muro da Universidade Regional do Cariri (URCA). Essa é a primeira vez que o evento tem a adesão de artistas locais.
Pela contribuição artística e cultural no território do Geopark Araripe, empreendedorismo e relevante trabalho receberam placa comemorativa do evento: Márcio Brasil, Francisco dos Santos, Maria Edvânia Martins Barbosa, João Eudes Ribeiro Machado, Kayo Filipe Alves, Mayana Aquino, Carlos Henrique Soares, Natanael dos Santos, Isabel Gomide França, Nataniely dos Santos Almeida, Francisca Marsonília Duarte e Douglas Almeida Teles Filho.