Monitores recebem capacitação sobre a URCA, Geopark Araripe e Museu de Paleontologia

 

Teve início, na última quarta-feira (24/11) no auditório do Geopark Araripe, a capacitação de 19 monitores que atuarão no 66ª Fórum Nacional de Reitores da Abruem, evento que será realizado pela Universidade Regional do Cariri (URCA) nos dias 02, 03 e 04 de dezembro.

O momento foi aberto pelo Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, do Vice-Reitor, Carlos Kleber, das Pró-reitoras de Extensão, Sandra Nancy e a Adjunta, Cecília Maria, Pró-Reitora de Planejamento, Roberta Piancó, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Socorro Vieira, do Diretor Executivo do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, do Colaborador da Educação do Geopark Araripe, Nivaldo Soares e do Diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro.

 

Os monitores estão sendo orientados sobre a região do Cariri, história e importância da URCA, Geopark Araripe, Museu de Paleontologia e forma de atuação, roteiro das atividades, como fazer abordagens, entre outras. De acordo com o Reitor da URCA, os alunos selecionados foram escolhidos pela importância que eles têm para a universidade. “É essa equipe que recebe, que faz parte do receptivo e ela é estratégica no sentido da simpatia, do acolhimento, da condução de informações. Ninguém melhor que vocês para receberem os reitores”, afirmou.

A Pró-Reitora de Planejamento, Roberta Piancó fez uma apresentação sobre a Região Metropolitana do Cariri, a história de criação da URCA e seus Reitores, a estrutura administrativa, dados do corpo docente e esfera de atuação.

O Coordenador Executivo do GA apresentou o projeto Geopark Araripe em relação ao aspecto Global, a relação com a UNESCO e ressaltou a importância para a região. Eduardo Guimarães apresentou ainda vídeos que demonstram a premissa usada pela UNESCO de que o território do Geopark Araripe é um lugar de pertencimento do povo que nele vive.

Já a abordagem feita pelo diretor do Museu de Paleontologia, destacou a importância do patrimônio fossilífero da Bacia do Araripe para o Cariri e para o mundo. Allysson Pinheiro também mostrou alguns projetos desenvolvidos no Museu, além de relatar o histórico desde sua criação em 1986 até a nova abordagem de que um museu é um espaço vivo, que precisa interagir com a cultura e com as pessoas.

 

Fórum Nacional de Reitores da Abruem

Com o tema Ciência, Conhecimento e Diversidade: O Papel das Universidades Estaduais e Municipais no Desenvolvimento do Brasil e o contexto da Pandemia, o 66º Fórum será realizado no Centro de Eventos do Cariri, em Crato e no IU-á Hotel, em Juazeiro do Norte. Segundo o Reitor da URCA, 35 reitores de universidades estaduais e federais já confirmaram participação no evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *