10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO

O Geopark Araripe participou da 10 ° Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO entre os dias 7 e 11 de Setembro,  em Marrakech, Marrocos. A conferência é o evento mais importante da nossa rede. É realizado de dois em dois anos, e reúne representantes de geoparques de todo o mundo para partilhar experiências e descobertas mais recentes, além de proporcionar parcerias entre estes. 

O Araripe UGGp esteve presente com uma comitiva composta por Eduardo Guimarães, Diretor Executivo do Araripe UGGP, Jeanne Sidrim, Coordenadora do setor de Desenvolvimento Territorial Sustentável e Geoturismo, Carlos Kleber, Reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício Melo, do Comitê Científico do Araripe UGGP, Sandra Monteiro, Secretária de Ciência e Tecnologia do Ceará e Jade Romero, Vice-governadora do Ceará.

O evento contou com a apresentação de trabalhos realizados pelo Geopark Araripe: O Circuito de Corridas UNESCO Araripe Geopark como Estratégia de Geoturismo, Desenvolvido Regional sustentável e Promoção de um Estilo de Vida Saudável; Efeitos da Aplicação do Pó de Calcário Cariri na Urochloa mosambicenis; Geoparque Araripe: Procedimento Metodológicos Holísticos para Gestão e Avaliação Ambiental em Geoparques.

Além disso, ocorreram momentos institucionais os quais o Geopark Araripe participou: Reunião da Rede Latino Americana e Caribenha De Geoparques UNESCO – GEOLAC; Apresentação da Proposta para a Realização da 11° Conferência do Geoparques Mundiais da UNESCO no Araripe UNESCO Global Geopark – Brasil; Reuniões Internas e de Conselho Junto à Global Geoparks Network – GGN.

Foi também na Reunião do Conselho de Geoparques da UNESCO, entre os dias 04 e 05 de Setembro, que foram divulgados os resultados da Revalidação de 34 Geoparques Mundiais da UNESCO e, mais uma vez, o Araripe UGGp se destaca com o quarto selo verde. Além disso, também foi destaque o Geoparque Aspirante Uberaba, de Minas Gerais, o qual teve mais um passo rumo à sua chancela.

É com sentimento de pesar que deixamos a 10° Conferência Internacional dos Geoparques, desejando a todo o povo Marroquino condolências pela perda de seus familiares e entes queridos advindos do terremoto de magnitude 6,8 que acometeu o país. Mais do que nunca esse é o momento de observar a resiliência e força dessa nação querida.