À Comunidade Acadêmica da Universidade Regional do Cariri
A Diretoria do Geoparque Araripe Mundial da UNESCO, em face de um infeliz pronunciamento do representante da Chapa 1 (Pluralidade), candidato a Reitor da Universidade Regional do Cariri, Sr. Francisco Egberto de Melo, que na oportunidade de um debate realizado no dia 16/05/2019 (para estudantes, professores, servidores e comunidade presente no Curso de Direito da URCA ), referiu-se ao Geopark Araripe, com acusações/afirmações depreciativas sobre os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto, dentre as quais, que o Geopark Araripe: A) Produz simulacro dos dados comprobatórios de suas atividades, bem como, das atividades executadas no território, especialmente durante os períodos de avaliação; B) Formalizou parcerias com Universidades não qualificadas, dentre outros despautérios e inverdades.
Diante disso, o Geopark Araripe, através de sua Direção Executiva e corpo de Coordenadores vêm, publicamente, REPUDIAR tais afirmativas, lamentando a atitude de quem, antes de tudo, deveria se identificar como colaborador da Universidade e não como detrator das ações que engrandecem esta IES no Brasil e no exterior. Reiteramos que as afirmações relatadas naquela ocasião pelo professor Egberto de Melo, são frutos do desconhecimento sobre o trabalho realizado e da integridade moral de servidores, professores e estudantes que atuam no projeto. Neste sentido, consideramos que o citado pretendente ao cargo de Reitor desta Universidade expõe apenas imaturidade e despreparo para liderar a gestão administrativa da Universidade Regional do Cariri.
O Geopark Araripe coloca à disposição de quaisquer interessados seus relatórios e dados produzidos, tanto para controle interno, quanto para os processos de avaliação internos e externos, que nos levaram inclusive à manutenção do selo verde UNESCO até então, a fim de que sejam devidamente esclarecidas essas falácias. Afinal, em uma época movida por fake news, se faz necessário provar aquilo que se fala. Nos dispomos, também, a esclarecer sobre as credenciais dos nossos parceiros nas mais diversas áreas, segmentos, e atividades, que muito têm contribuído no processo de construir um Território Geoparque.
Lamentamos o fato das infundadas afirmações tentar desqualificar os esforços de toda a equipe gestora e parceiros do Programa de Geoparques e até a seriedade do rigoroso processo avaliativo da UNESCO. Por outro lado, coloca em descrédito as afirmativas do próprio Governador Camilo Santana e do Secretário de Ciências e Tecnologia Inácio Arruda que, em carta direcionada ao UNESCO, no mês de janeiro de 2019, reconheceu os avanços e a qualidade das ações empreendidas pela Universidade Regional do Cariri/ Geopark Araripe.
Reiteramos a importância dos processos democráticos públicos nas Instituições de Ensino Superior, dos debates, das exposições de ideias, e da participação de toda a comunidade nas construções pertinentes às Universidades, que existem para servir além de seus muros. Contudo, defendemos que esses processos aconteçam sempre SOB A LUZ DA VERDADE, DA ÉTICA, E DO RESPEITO. Descredenciar repartições e pessoas injustamente, sem provas e por razões alheias ao bom funcionamento das instituições públicas, expõe, no fim, muito mais daquele que acusa, do que daquele que é acusado.
Direção Executiva, Coordenadores e Servidores
Araripe Geopark Mundial da Unesco