
O Geoparques Bureau Conselho Global da UNESCO nomeou os técnicos que visitarão o território do GeoPark Araripe até fins de julho deste ano. A missão será realizada pelos avaliadores especialistas em Geoparques da UNESCO e em Geologia, Pablo Rivas (Espanha) e Tran Tan Van (Vietnam).
A avaliação de qualidade Geoparques Globais da UNESCO é realizada a cada quatro anos para garantir o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas nos ambientes geoparques. É o instrumento que permite que os geoparques sejam revalidados, ao adquirir o Selo Verde, para se manterem no Programa de Geoparques Globais da Unesco. Nesta avaliação serão examinadas as ações realizadas pelo GA no território no quadriênio, mas também projetos, divulgação das geociências, gestão dos geossítios, entre outros aspectos.
Este trabalho deve durar por volta de quatro dias, com visitas de campo a parceiros, museus e geossítios das seis cidades que compõem o GeoPark Araripe: Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha.
A revalidação, baseada nos relatórios dos avaliadores, está prevista para ser discutido na próxima reunião do Conselho Global de Geoparques da UNESCO, evento agendado para setembro de 2019