Inaugurado novo Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Geopark Araripe na Expocrato

Mais de duas mil pessoas visitaram o Centro na primeira noite da Expocrato.

Foi inaugurada oficialmente, na noite de ontem (014/07), durante a 69° Expocrato, as novas instalações do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do GeoPark Araripe (GA)/URCA, com a presença do Reitor da URCA e Coordenador Executivo do Geopark Araripe, professor Lima Júnior, do vice-Reitor e Superintendente do Geopark Araripe, professor Carlos Kleber,da direção Executiva do GA, além de professores da URCA e políticos.

WhatsApp Image 2019-07-14 at 18.17.57

Só na primeira noite mais de duas mil pessoas passaram pelo espaço que este ano traz parte da exposição fotográfica “ Casa Grande: uma viagem aos encantos da Chapada do Araripe”, mostrando as belezas e valores da Região do Cariri, desde riquezas naturais e antropológicas até a contemporaneidade do domínio das novas tecnologias pelo homem. A curadoria é do criador da Fundação Casa Grande (FCG), Alemberg Quindins e a equipe de montagem é do Instituto de Arqueologia do Cariri.

Um atrativo a parte é a exposição “Gigantes do Kariri: um voo pela paleoarte”, do artista juazeirense Francisco dos Santos, com peças pequenas e em tamanho real de espécies de pterossauros que sobrevoaram a região  e dinossauros que povoaram a região há mais de 100 milhões de anos, que está fanzendo muito sucesso entre os visitantes.

Também está montada a lojinha do Geopark Araripe, com exposição dos diversos geoprodutos produzidos pelos artesãos do Cariri, pterossauros e dinossauros de pelúcia (Dinoarte, Santana do Cariri) e as réplicas desses animais pré-históricos em resina e em Pedra Cariri (Shanadú, Juazeiro e Artesanato Pedra Sobre Pedra,Nova Olinda), camisas temáticas (Ciências da Terra, Nova Olinda), o artesanato em palha (Fibrarte, Missão Velha), a Xilogravura (Lira Nordestina, Juazeiro), colar de réplica de fósseis (Carlinhos, Santana do Cariri), canecas temáticas do soldadinho do araripe e libélula (Shanadú), cachaças artesanais Maropo (Crato), entre outros.

O CIEA também está com um espaço reservado para exposição do Museu do Gonzação, com fotos, estátus e peças do Museu. O CIEA é uma realização da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da URCA e do Geopark Araripe e está localizado no antigo prédio do Corpo de Bombeiros do Crato, ao lado da entrada principal do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti.

Apresentações culturais

Este ano o Geopark Araripe traz uma novidade: o Espaço Cultural Geopark Araripe, montado atrás do CIEA, para a realização de apresentações da cultura dos artistas regionais.

A programação cultural começa amanhã (16/07), a partir das 18h, com a apresentação do Reisado São Francisco, de Juazeiro do Norte. Na quarta-feira (17/07) a Quadrilha José Judá, da Escola José Judá de Sousa e Castro, campeã do Festival Municipal de Quadrilhas se apresenta. Já na quinta-feira (18/07) a festa fica por conta do Reisado da Bela Vista, do Mestre Aldemir, do Crato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *