Será realizado nos dias 9 e 10 de agosto na Universidade Regional do Cariri (URCA), o I Seminário Nacional Povos Indígenas do Cariri Cearense, em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. O evento acontece a partir das 8 horas da próxima sexta-feira, no Salão de Atos, e contará com a mesa de abertura do Reitor da URCA, professor Francisco do O’ Lima Júnior, o diretor do Geopark Araripe, Nivaldo Soares, e a pró-reitora de Extensão (Proex), professora Sandra Nancy Freire. Em seguida, será realizada a apresentação inicial do seminário, pelo Professor José Patrício Melo, do Departamento de Direito da Instituição, e Thiago Florêncio, do Departamento de História.
O evento acontece num momento em que a causa indígena no Brasil vem sendo bastante discutida, em função principalmente da demarcação das terras no País e a invasão dos grilheiros, com mortes e ameaças. No Cariri há um espaço e uma cultura a serem defendidas e preservadas.
Após abertura, será realizada a mesa de debate sobre Afirmação Étnica e Organização Comunitária: A presença indígena no Ceará Contemporâneo, com os palestrantes Teka Potiguara, liderança do movimento Potiguatapuia, de Monsenhor Tabosa; Teresa Kariri, liderança kariri – Crateús; Cristina Kariri, liderança kariri-Crateús; além de outros líderes, como Rosa kariri e Cacique Pau de Ouro. A mediação será realizada pelo cantor João do Crato.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

