Considerando os fatos de conhecimento público que afetam por estas horas o territorio da floresta amazônica, e de acordó com nossos valores, principios e estatutos, a Rede de Geoparques Mundiais da UNESCO na América Latina e Caribe (Red GeoLAC) quer expresar em alto e bom som os seguintes pontos:
1. Em primeiro lugar, manifestamos nossa tristeza e consternação pelos focos de incêndio que estão devastando amplas zonas da maior região de bosque tropical do planeta, a qual é hábitat natural da mais rica e valiosa biodiversidade.
2. Em segundo lugar, manifestamos nossa convicção sobre a necessidade de mudar paradigmas de produção, exploração e consumo humanos, considerando que os atuais esquemas de intervenção sobre a Terra são abusivos e insustentáveis, convertendo-se na maior ameaça para a sobrevivência da especie humana sobre o planeta, aim como dos sistemas naturais que que regulam o clima e sustentam a produtividade viológica do planeta.
3. Em terceiro lugar, nos comprometemos a redobrar os esforços que temos realizado na busca de conscientizar as populações latioamericanas acerca dos riscos geológicos e danos ambientais que enfrentamos, já que uma maior educação contribuirá para modificar hábitos que atualmente conspiram contra os princíjpios expressados em diferentes convenções e delcarações internacionais, como a Carta da Terra, promovida pelas Nações Unidas no final do século pasado.
4. E quarto lugar, apelamos para a consciência de todos os governos da América Latina e os países do Caribe, Considerando que sem políticas públicas de alto impacto e a longo prazo, será difícil reverter os danos ambientais, mitigar os efeitos das alterações climáticas e evitar futuras catástrofes ambientais.
5. Finalmente, queremos expressar o nosso mais profundo reconhecimento de solidariedade e empatia com os povos indígenas da Amazônia, que são vítimas diretas da devastação que afeta suas terras, e que sofreram durante séculos várias situações de discriminação, deslocamento e eliminação de suas culturas ancestrais.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO são territórios comprometidos com a ética, desenvolvimento sustentável, conservação do património natural – inclusive o geológico – e cultural e, fundamentalmente, com a participação ativa das comunidades latinoamericanas.
22 de agosto de 2019
UNESCO Global Geoparks Araripe (Brasil), Grutas del Palacio (Uruguay), Mixteca Alta (Mexico), Comarca Minera (Mexico), Imbabura (Ecuador), Kütralkura (Chile), Colca y Volcanes de Andagua (Peru).