O Professor do Departamento de Educação Física, da Universidade Regional do Cariri (URCA), Eduardo Guimarães, teve seu artigo ‘Matriz de prioridades para o gerenciamento de impactos das visitas nos geossítios do Geopark Global Unesco do Araripe publicado em revista internacional é inserido na base de dados da NASA.
Ele destaca a inserção do trabalho e comemora a presença do Cariri agora também citado na NASA. O Professor Eduardo Guimarães está desenvolvendo projeto voltado para a Tese de Doutorado da Cátedra UNESCO sobre Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis
O artigo conta com uma abordagem quantitativa envolvendo a revisão de documentos. Os métodos utilizados no artigo determinaram quais são as demandas de visitação e os seus impactos. Com isso, o autor destaca que foram identificadas as ofertas de atividades e ocorrências nos geossítios. Utilizando esse modelo, foram calculadas as variáveis sobre impactos evidentes, perfil de gestão, demanda de visitantes e zona de atividade.
Além disso, foram classificadas as ações de gestão recomendadas e apresentadas à matriz de prioridades, além de classificados os geossítios de Ponte de Pedra, Riacho do Meio e Cachoeira de Missão Velha, requerendo ações de gestão imediata ou prioritária, tendo em vista os altos impactos das visitas evidenciadas.
Os geossítios de Pedra Cariri, Floresta Petrificada e Parque dos Pterossauros foram classificados como ação programada, destacando a dificuldade de acessá-los e a baixa demanda de visitação. Os geossítios Pontal de Santa Cruz, Colina do Horto e Batateiras apresentaram as melhores pontuações e requerem feedback. Enfatiza-se que é necessário aprofundar as investigações para produzir e interpretar a complexidade dos dados que norteiam o gerenciamento de um território dinâmico, como o Geoparque Global da UNESCO.
Fonte:Universidade Regional do Cariri- URCA