Parceria com a Secretaria de Turismo e Romaria

 

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Geopark Araripe e em parceria com a Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) de Juazeiro do Norte, dá continuidade a pesquisa sobre perfil ­­­­­­­­­­­socioeconômico do romeiro, durante a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, que inicia nesta quarta-feira, dia 29, até o próximo domingo, dia 2 de fevereiro. A festa de Candeias finaliza o ciclo das grandes romarias, iniciado em setembro, com a festa da Padroeira, Nossa Senhora das Dores. Cerca de 250 mil romeiros, segundo estimativa do Município, devem passar pela cidade durante esse período.

Uma parte da pesquisa foi apresentada durante a reunião de alinhamento das atividades e serviços prestados durante os festejos, que aconteceu na última quarta-feira, 22, com os setores envolvidos nas ações realizadas ao longo da romaria. Esse estudo é aplicado sob a metodologia da Fundação Getúlio Vargas, e será importante para avaliar diversos aspectos das peregrinações religiosas que acontecem em diversos períodos do ano no município, assim como uma melhor definição das ações voltadas em torno desses eventos.

Entre as diversas avaliações realizadas a partir da coleta de dados com os romeiros, estão inclusas a logística, situação socioeconômica e recorrência de visitação do público que costuma visitar a cidade durante os períodos religiosos. O estudo ainda contém diversos aspectos analisados. A tabulação dos dados será realizada através da Secretaria de Turismo e Romaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *