O reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade estará mais perto de se concretizar, com o encaminhamento, em Brasília, de documento que destaca a relevância da área natural, com o rico acervo cultural, paleontológico e arqueológico, além de incorporar o território do Geopark Araripe, reconhecido pela Unesco.
O Reitor da URCA, Francisco do Ó de Lima Júnior, e o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, estarão entregando a Carta de Apresentação da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já com vistas ao encaminhamento do processo de reconhecimento. A reunião acontece na manhã desta quarta-feira, na Capital Federal.
Técnicos de diversas instituições, incluindo a URCA, através do Geopark Araripe e da Pró-Reitoria de Extensão, Fundação Casa Grande, Universidade de Coimbra, estão voltados nesse momento para a realização dos estudos e encaminhamentos que possibilitarão esse reconhecimento. Para a candidatura será necessário construir um dossiê para apresentar a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).