Através da parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) realizou Consulta Pública para a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Riacho da Matinha. A Consulta aconteceu de forma on-line
Representando o Secretário de Meio Ambiente, Arthur Bruno, a técnica Andréa Moreira abriu a Consulta Pública e ressaltou a importância das pessoas de participarem desse momento. Ela declarou que a CP está aberta por 30 dias para ser debatida no site da Sema (sema.gov.br). durante reunião do Conselho do Geopark Araripe nesta segunda-feira (21/09). A proposta faz parte de um conjunto de iniciativas que o Estado traz para a região. Empresários, representantes do Conselho do Geopark Araripe, servidores da Sema, de prefeituras, guias de turismo e ONG’s debateram o tema.
Durante a discussão, o membro da Equipe de Pesquisadores de Cientistas-Chefe do Meio Ambiente, Rennan Guerra apresentou a biodiversidade, o contexto histórico-cultural, sócio econômico e os impactos existentes no local. De acordo com ele, a área possui uma rica biodiversidade, com 73 espécies vegetais e de espécies animais como mamíferos, aves e cobras.
Gerra falou sobre a relevância do local por abrigar polos gastronômicos, festivais diversos e atividades acadêmicas da URCA, além de ser densamente urbanizada.
Laércio Moraes, professor do Departamento de Biologia da URCA, destacou as principais pressões ambientais observadas na área. Entre elas, a maioria dos problemas urbanos estão presentes: alto risco de atropelamentos, impacto da poluição sonora, grande quantidade de resíduos sólidos, presença de animais domésticos, predadores dos animais que vivem dentro da UC, e retirada de lenha por moradores locais.
Entre as medidas a serem tomadas estão: trabalhar a Educação Ambiental e a importância de criar Políticas Públicas de saneamento básico e melhoria na infraestrutura no espaço.
Após as explanações, foi aberto o debate. Compuseram o dispositivo de abertura o Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Jr, o vice-Reitor, Carlos Kleber Nascimento, o diretor Executivo do Geopark Araripe, Nivaldo Soares, e o representante da Secretaria de Turismo do Crato, Allan Bastos.
Estudo técnico
Os Estudos Técnicos foram realizados pela equipe da Célula de Conservação da Diversidade Biológica-Cedib/Cobio, da Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a URCA, através do Departamento de Biologia e estão no site da Sema para a população acessar, debater, tirar dúvidas e dar sugestões. O e-mail para envio de sugestões é consultapublica@sema.ce.gov.br .
O projeto prevê uma área de 6,9 hectares no município do Crato, atendendo em sua integralidade sob a aplicação da Lei da Mata Atlântica, bem como na Área Prioritária para Conservação da Caatinga CA139 – Chapada do Araripe, com classe de importância biológica de prioridade de conservação Muita Alta. O lugar fica na região próxima ao Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no bairro Pimenta, passando pelos bairros Alto da Penha e Centro (Rua da Vala).
A Unidade de Conservação Área de Relevante Interesse Ecológico Riacho da Matinha representa um importante passo para a conservação da biodiversidade, da ciência e da história e cultura local com forte apelo para a manutenção de remanescentes de ecossistemas naturais. Além de buscar suprimir os impactos das pressões antrópicas do entorno e manutenção de serviços ecológicos.
A criação da ARIE Riacho da Matinha trará como retorno a melhoria da qualidade de vida da população local, ciclagem de nutrientes e da água, regulação do microclima local e qualidade do ar, controle da erosão e fertilidade do solo, busca equilíbrio relativo entre sistemas naturais e antrópicos, recuperação da biodiversidade e inserção de espaços de lazer e educação ambiental.