URCA/ Geopark Araripe retomam projetos de Extensão no entorno dos Geossítios

A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Geopark Araripe, iniciou esta semana visitas às comunidades dos Geossítios para dar andamento aos projetos de Extensão que deveriam ter se iniciado em maio, mas que foram prorrogados devido a pandemia do novo Covid-19. Os projetos são orientados pela Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável e Geoturismo do Geopark Araripe, professora Jeanne Sidrim e tem como bolsistas alunos do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Estão sendo realizados dois projetos: Classificação e certificação de Geoprodutos para o estímulo ao empreendedorismo nas comunidades do Araripe Geoparque Mundial da Unesco e Implantação de ações sistemáticas para iniciar a prática da logística reversa de resíduos sólidos nas comunidades dos Geossítios .O primeiro, realizado em parceria com o Instituto de Tecnologia da URCA (ITEC), objetiva alavancar o desenvolvimento de produtos artesanais, para que sejam classificados como Geoprodutos e estimular o empreendedorismo criativo. Já o segundo pretende incentivar o destino adequado dos resíduos sólidos, minimizando os impactos ao meio ambiente em nosso território.

Nesta primeira semana foram visitadas as comunidades Pedra Branca, Sítio Gostoso e Olho  D`água, dos Geositios Pedra Cariri e Ponte de Pedra, respectivamente, ambos da cidade de Nova Olinda. Outras visitas serão realizadas durante os próximos dois meses para entrevistas e observações, seguindo os protocolos de higiene recomendados pelas Secretarias de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *