O Geopark Araripe aderiu a Estratégia ODS, movimento nacional que acredita no desenvolvimento responsável por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
De acordo com o Coordenador de Cultura do Geopark Araripe e autor da candidatura, Patrício Pereira Melo, o setor de cultura é o ponto focal do movimento de consolidação dos ODS na URCA e na região. “A partir dessa adesão, pretendemos somar esforços com as iniciativas nacionais e internacional já em curso para consolidar ações para alcançar as metas e objetivos da agenda 2030”, frisou.
O movimento reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia, com a proposta de ampliar e qualificar o debate a respeito dos ODS’s e de mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para a Agenda 2030 no país.
O 17 objetivos são: Erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infra-estrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes, parcerias e meios de implementações.
Para saber mais sobre o Estratégia ODS, acesse o site: www.estrategiaods.org.br.