
Organizada a cada dois anos, a Conferência Internacional sobre Geoparques Mundiais da UNESCO reúne pessoas de todo o mundo para compartilhar as últimas descobertas e experiências em uma ampla variedade de tópicos, desde pesquisa geológica até turismo sustentável, educação ou gestão participativa para o desenvolvimento sustentável. É o encontro mais importante para os gestores dos Geoparques Mundiais da UNESCO e membros da Rede Global de Geoparques se encontrarem e trocarem conhecimentos e experiências sobre a construção e operação de geoparques.
Este ano, a conferência será organizada pelo Geoparque Mundial da UNESCO Kütralkura e a Rede de Geoparques da América Latina e Caribe (GeoLAC), de 08 a 12 de setembro, na cidade de Temuco, localizada no Chile, há aproximadamente 670 km ao sul de Santiago. Esta será a primeira vez em que a América Latina sediará a conferência.
O Kütralkura tem um excepcional patrimônio natural e cultural, com os vulcões mais ativos do sul dos Andes, as florestas de araucárias e o povo Mapuche-Pewenche, com sua cosmovisão sobre o respeito e o cuidado com a natureza.
REDE GLOBAL DE GEOPARQUES (GGN)
A Rede Global de Geoparques (GGN) é uma associação internacional sem fins lucrativos, oficialmente criada em 2014 e sujeita à legislação francesa. A Rede Global de Geoparques é a parceira oficial da UNESCO para a operação dos Geoparques Mundiais da UNESCO.
EVENTO LIXO ZERO
A Comissão Organizadora propõe que esta conferência seja um evento Carbono Neutro.
Para isso, foi calculada a pegada de carbono que cada vôo gerará e considerada sua compensação por meio da obtenção de créditos de carbono, além de outras estratégias associadas ao plantio de árvores nativas, uso de energia renovável, mobilidade sustentável, entre outras, tudo para ajudar a Mãe Terra a mitigar os efeitos dos gases de efeito estufa.
O evento também adotará o sistema “Zero Plástico”, a fim de não gerar lixo e contribuir para o desenvolvimento de uma conferência sustentável em torno do geoparque.
KÜTRALKURA GEOPARQUE MUNDIAL DA UNESCO
O Kütralkura Geoparque Mundial da UNESCO foi reconhecido como Geoparque Global da UNESCO em 2019, embora seu trabalho tenha começado em 2009 com o projeto “Modelo de Geoparque no Chile, fase 1”.
Atualmente o Geoparque é composto por 7 municípios (Melipeuco, Curacautín, Lonquimay, Vilcún, Cunco, Lautaro e Curarrehue). Em breve, espera-se a revalidação e ampliação do UGGp Kütralkura, passando de aproximadamente 8.100 km2 para 12.000 km2, no ano 2023. É o território mais meridional de todos os reconhecidos pelo Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO.
Kütralkura UGGp tem sido uma referência para outros territórios chilenos que estão a trabalhar para serem reconhecidos como UGGp. A realização da 11ª Conferência Internacional da UNESCO sobre Geoparques Mundiais no Chile, em 2025, contribuirá significativamente para a consolidação desses novos territórios, que se somam à organização do evento.

LINKS ÚTEIS
https://11thconferenceggn.kutralkura.cl
https://www.globalgeoparksnetwork.org/news/international-conference-unesco-global-geoparks-2025