A direção do Geopark Araripe em conjunto com estudantes, professores e gestores públicos definiram em assembleia durante a 6ª edição da Mostra GEA-Terra Mãe, o tema a ser trabalhado pelas escolas e instituições superiores caririenses em 2020. “Igualdade de gênero e empoderamento feminino” foi o objetivo mais votado.
O tema “Igualdade de gênero e empoderamento feminino” chama a atenção de professores e estudantes dos seis municípios do território do Geopark Araripe que participam da Mostra para ações e trabalhos que devem garantir os direitos humanos, em especial das mulheres e meninas. “Igualdade de gênero” é o quinto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A metodologia do projeto para ser trabalho está sendo elaborada pela equipe do Geopark Araripe. Na edição de 2019, 34 instituições educacionais participaram do momento com 57 trabalhos, entre eles ações educativas, intervenções, melhoria de ambientes de uso coletivo e de serviços públicos como ruas, praças, escolas, terrenos baldios, entre outros. Mais de 440 pessoas, entre estudantes, alunos e gestores de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri estiveram presentes, além de artistas e estudantes, estes últimos atuaram em uma intervenção artística no muro da Universidade Regional do Cariri (URCA), como meio de promoção do projeto no território.
A coordenação do evento estuda a possibilidade de alterar a data do GEA-Terra Mãe para que o evento seja realizado antes do final do ano.