O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens da Universidade Regional do Cariri (MPPCN/URCA), equipamento do Geopark Araripe (GA), foi reconhecido como patrimônio cultural do município de Santana do Cariri. A proposta foi feita pelo vereador do município, Arclébio Dias e sancionada pelo prefeito municipal, Samuel Cidade Werton no dia 30 de setembro.
O diretor do Museu, Allysson Pontes, acredita que o reconhecimento reforça o trabalho que tem sido feito pelo Museu e pelo Geopark Araripe. “A gente sempre falou que os fósseis fazem parte da identidade cultural do povo do território. E isso tem sido percebido cada vez mais, inclusive o poder público de Santana do Cariri reconheceu essa ligação dos fósseis, do patrimônio material, físico e paleontológico com a identidade cultural do povo de Santana e do Cariri”.
Para o autor do projeto de lei, Dias, o objetivo do projeto é proporcionar mais visibilidade ao Museu e captar recursos de forma mais fácil. “Também chamar a atenção da administração pública de Santana do Cariri, cobrando investimentos e políticas públicas de conservação e apoio a esta instituição que é referência em paleontologia”, esclareceu.
Lugar de Fóssil é no Museu
Reaberto no dia 26 de julho, o MPPCN funciona das 9h às 16h mediante agendamento e respeito às recomendações sanitárias de uso da máscara, distanciamento e uso do álcool em gel.
O Museu foi criado em 1985 para salvaguardar os fósseis da região do Cariri e combater a “sangria deslavada”. Nesse sentindo, o Geopark Araripe e o Museu realizam a campanha “Lugar de Fóssil é no museu”, de estímulo, importância e conscientização da população depositar no museu as peças que tem em casa.
O projeto está sendo realizado há mais de dois anos e já recebeu 1.100 fósseis, entre eles dastilbes, vinctifer, cladocyclus ( Peixes ) e brachyphylum ( vegetal) de 120 a 100 milhões de anos oriundos de Minas Gerais, Fortaleza, Nova Olinda, Crato e Missão Velha. Atualmente, mais de 7 mil títulos compõem o acervo do Museu.
Para fazer a doação de uma peça fóssil ou mesmo agendar visitas, os interessados devem ligar para (88) 3545 1206. O Geopark Araripe também é outro local de coleta, e que tem sido muito procurado. O telefone de contato é (88) 3102.1237.