Geopark Araripe tem selo verde de aprovação renovado pela UNESCO

O GeoPark Araripe obteve pela quarta vez o selo verde de aprovação, esse selo é a maior escala de avaliação dada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A revalidação ocorreu durante a 10ª Conferencia Internacional de Geoparques, sediada em 2023 no Marrocos. Porém, o processo de revalidação começou em julho deste ano, quando o Geopark Araripe recebeu uma comissão de avaliadores da Unesco em sua sede no Cariri. A partir desta visita foi elaborado um relatório que demostrou todas as qualificações e capacidades do GeoPark Araripe, possibilitando assim a obtenção do selo.

O GeoPark Araripe foi reconhecido como o primeiro geoparque das Américas pela Unesco em 2006, no mesmo ano recebeu seu primeiro selo verde. Localiza-se na região do Cariri no sul do Estado do Ceará e abrange seis municípios: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Em seu território são encontrados registros geológicos do período Cretáceo, contando com fósseis de plantas e animais com registros entre 150 e 90 milhões de anos.

Comitiva do GeoPark Araripe na 10ª Conferência Internacional de Geoparques, no Marrocos.
Lista de geoparques mundiais da Unesco que passaram por revalidação.