O Geopark Araripe esteve presente, entre os dias 26 e 30 de agosto, com a representação da coordenadora do setor de Desenvolvimento Territorial Sustentável e Geoturismo, profª. Drª. Jeanne Sidrim, no II Encontro Internacional de Turismo (EITUR), realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal/RN.
O evento teve a temática central “Turismo em Geoparques Mundiais da UNESCO”, e contou com a participação de representantes de todos os Geoparques Mundiais da UNESCO no Brasil, dentre eles Gislael Floriano (Caminhos dos Cânions do Sul GMU – RS/SC), Marcos Nascimento (Seridó GMU – RN), Alizandra Danzmann (Caçapava GMU – RS), Maria Aparecida Basílio (Uberaba GMU – MG), Janaina Medeiros (Seridó GMU – RN), Jeanne Figueiredo (Araripe GMU – CE) e Bianca Trindade (Quarta Colônia GMU – RS).
Eles ministraram o Painel de Abertura do evento, sobre “Turismo em Geoparques Mundiais da UNESCO: Exemplos no Brasil”, e também a Roda de Conversa sobre “Turismo em Geoparques”.
O Geoparque pode ser definido como uma “Área geográfica única e unificada, onde os locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com gestão holística voltada à proteção, educação e desenvolvimento sustentável”.
Atualmente são 213 Geoparques Mundiais em 48 diferentes países no Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO, onde 6 deles estão localizados no Brasil.
Os geoparques são importantes porque preservam e valorizam o patrimônio geológico, promovem a educação sobre a Terra e seus processos, e apoiam o desenvolvimento sustentável através do turismo. Além disso, facilitam a pesquisa científica e integram aspectos culturais locais, contribuindo para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico das comunidades.
https://www.instagram.com/p/C_v9oIXv3UG/